Marcadores

quarta-feira, 23 de março de 2011

Shopping

Hoje fui passear um pouco no shopping. Fazia bastante tempo que eu não fazia isso. Parei para tomar um café e fiquei observando as pessoas nas mesas ao meu redor.
Atrás de mim, uma mesa com mulheres de meia idade, sorridentes e arrumadíssimas! Bolsas chamativas, cabelos muito bem arrumados, e ares de rainhas ao pedirem quiches de brócolis e sucos exóticos. Falavam muito, e alto, de modo que era impossível não ouvir.
Os assuntos oscilavam entre o corpo da atriz tal, da coragem da fulana que queria ser natural e não colocou silicone ou botox. Falaram sobre praia, e contavam vantagens umas para as outras de modo geral. Traziam sacolas enormes de lojas caríssimas, que faziam questão de deixar em local visível.
Comecei a ficar impaciente porque estava ali há uns 20 minutos e ainda não havia sido atendida. Talvez eu devesse usar uma bolsa mais chamativa...
Havia um senhor de idade na mesa a minha frente. Ele percebeu que eu estava ali há bastante tempo e chamou uma garçonete, pedindo alguma coisa. Quando ela se aproximou, ele disse em tom discreto que "a senhora que está na mesa da frente está esperando há tempo e ninguém a atendeu ainda". Fiquei impressionada que ele tivesse observado, e ainda tivesse se importado. Olhei para ele e tentei sorrir em agradecimento, mas ele discreto, não olhou para minha mesa. E eu fui prontamente atendida.
Mais ao fundo do salão, havia uma mesa com senhoras bem idosas. Entre seus acessórios, xales e bengalas.Várias mostravam os cabelos completamente brancos, e não pareciam incomodadas com isso. Terminaram o café e saíram distribuindo olhares amáveis e sorrisos para todas as mesas ao redor. Apoiavam-se umas às outras estendendo a mão para que levantassem da cadeira ou caminhando de braços dados. A maioria caminhava com alguma dificuldade. Riam muito! Era gostoso ouvir! Uma delas parou para brincar com uma criança na mesa ao lado da minha. Algumas tinham pequenas sacolas de lojas infantis, fiquei imaginando que pensavam nos netinhos.
Comparei as mesas, e entendi que a maturidade traz mesmo sabedoria. E felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário